Dicas de Instalação de Redutores

Remover a camada protetiva das pontas dos eixos, utilizando varsol, aguarrás ou outro solvente similar.

Atenção: o solvente não poderá atingir os retentores. Nunca use lixa para remoção do verniz.

Os motorredutores e redutores devem ser instalados na posição de trabalho especificada, permitindo fácil acesso aos dispositivos de lubrificação. A montagem do motorredutor ou redutor na máquina pode se dar diretamente com utilização de acoplamento rígido, que requer precisão no alinhamento entre o eixo do redutor e da maquina acionada;
Acoplamento elástico é mais indicado, quando se deseja compensar movimentos longitudinais, radiais e angulares dos eixos, e absorver choques de partidas e reversão. Na execução, onde existe a utilização de elementos de transmissão como polias, engrenagens, rodas dentadas, etc., é necessário observar o paralelismo entre os eixos envolvidos, verificando-se também, o diâmetro mínimo admissível através de cálculo.
Os elementos devem ter os furos usinados com tolerância H7 e seus pesos e dimensões compatíveis com o redutor e montados com leve interferência, devendo ficar o mais próximo possível do encosto do eixo, devendo ainda, ser observado o sentido de rotação, pois, o acionamento deve ser de tal maneira que as forças provenientes do elemento de transmissão pressionem o redutor contra a base de fixação. Os elementos montados nos eixos devem ser alinhados cuidadosamente, mesmo que seja adotado acoplamento elástico.
É conveniente aquecer a peça a ser montada até cerca de 100º C; podendo ser utilizado o furo de centro rosqueado na ponta do eixo do redutor no auxilio da montagem, fazendo-se em seguida, o necessário travamento para evitar deslocamentos axiais do elemento de transmissão. É inadmissível a montagem por meio de golpes, pois esse método danifica rolamentos e dentes da engrenagem. Para os motorredutores, o ventilador e aletas do motor devem sermantidos limpos e livres para permitir perfeita refrigeração.
O afastamento entre a entrada de ar e a parede deve ser de, no mínimo, 30cm. O equipamento onde está sendo fixado o motorredutor ou redutor deverá prever posicionamento dos furos de fixação, observando-se que todos os furos da flange ou pés do redutor sejam utilizados, para não haver concentração de esforços. Para motorredutores ou redutores de eixo de saída vazado, a absorção da reação do momento de torção que atua sobre a carcaça será por meio de braço de torção. É necessário evitar união rígida entre o redutor e a máquina acionada, uma vez que isso poderá danificar os mancais do redutor ou da maquina. As chavetas e furos rosqueados nos eixos de saída dos motoredutores ou redutores são de acordo com a norma DIN 6885.

Outras Novidades e Eventos

10 / 05 / 2022  |  Tipos de engrenamentos

Quais são os tipos de engrenamentos que existem?
Saiba mais

05 / 05 / 2022  |  Redutores WEG-Geremia

Redutor WEG-Geremia GS
Saiba mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba novidades e promoções da Transmitech Redutores.
Rua Agostinho Camilo de Borba, 119 Bairro do Parque • Esteio/RS
CEP: 93270-650
Tel.: 51 3473 0721 / 3473 1363

Cel.: 51 98179 5151
Converse no Whats